Dia do Figureiro terá programação cultural de dez dias

Figureiros são artistas populares que recriam, com barro cru ou material semelhante, figuras de seu cotidiano ou de suas invenções utilizando suas próprias mãos e técnicas que são transmitidas por tradição cultural./ Foto: Charles Moura / Obra: Figureira Fátima Santos

Dia do Figureiro terá programação cultural de dez dias

12.09.2023
O Dia do Figureiro, 20 de setembro, será comemorado com muitas ações culturais em São José dos Campos. Durante 10 dias (de 20 a 30 de setembro), a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vão promover atividades em seis casas de cultura, em diversas regiões da cidade. Para participar, é só chegar, sem a necessidade de inscrição. As ações são todas gratuitas e para todas as idades.

Entre as ações, serão várias oficinas de modelagem em argila, exposição, rodas de conversa, cantorias, brincadeiras populares, homenagens, sarau, documentário, apresentação de violeiros, confecção de bonecas mensageiras e até café caipira. Confira, abaixo, a programação completa.

Instituída por lei municipal (8526/2011), o Dia do Figureiro celebra um importante segmento da cultura popular. Figureiros são artistas populares que recriam, com barro cru ou material semelhante, figuras de seu cotidiano ou de suas invenções utilizando suas próprias mãos e técnicas que são transmitidas por tradição cultural. As figuras geralmente retratam o cotidiano rural, sua gente, usos e costumes.

Em São José dos Campos, a data marca também o nascimento de Maria Benedita dos Santos, mais conhecida como Dona Lili Figureira, a artesã do barro, poetisa e contadora de histórias, falecida em 2015 aos 96 anos. Na região sudeste da cidade, uma Casa de Cultura leva seu nome como patrona.

Quarta-Feira (20) – Comemoração do Dia Municipal dos Figureiros

. Casa de Cultura Eugênia da Silva (Novo Horizonte)
14h | Acolhida e abertura da Exposição no hall de entrada
15h | Palco das Artes com a figureira Tina Lemos, com transmissão, pelo canal de youtube da FCCR, com direito a Café Caipira
16h | Roda de Conversa sobre o documentário "Chuva de Anjos” e sobre as mestras figureiras do Vale do Paraíba

. Casa de Cultura Lili Figureira (Jd. Santo Onofre) - Sarau "Primavera para Lili”
18h às 21h | Homenagens, cantoria com os brincantes Fábio Damusi e Carol Machado, e café de acolhimento com "bolinho torcido” (receita de Dona Lili Figureira). Participação especial do Núcleo Familiar Lili Figureira e figureiras do Coletivo Santo de Casa: Fátima Santos, Francisca Santos e Luciana Melo, com mediação de Rosa Ester. Na ocasião, os participantes poderão apreciar as peças que compõem a exposição "Objetos de Afeto”, vitrine que contempla pertences pessoais da Mestra Lili e que retratam suas memórias e trajetória de vida.

Quinta-Feira (21) - Apresentação dos Violeiros

. Casa de Cultura Eugênia da Silva
19h | Apresentação dos Violeiros com homenagem à Maria Inês e Maria José -  Intervenções literárias e poéticas (Público-Alvo: Educação de Jovens e Adultos)

. Casa de Cultura Lili Figureira - Projeto "Quintal da Lili”
Das 9h às 11h | Vivência em Modelagem em Argila, com a figureira Mirna Tominaga
Das 11h às 13h | Confecção de "bonecas mensageiras”, feitas com argila e tecido, pelas artistas, Mirna Tominaga e Rosemary Rosa

Sexta-Feira (22) - Café e oficinas

. Casa de Cultura Eugênia da Silva
9h | Café: Momento de Partilha - Oficina de Modelagem em Argila, com a figureira Tina Lemos
10h30 e 14h | Oficina com a escola: Emei Febrônio Pereira Gomes
15h30 | Oficina com a escola: Cedin Professora Maria De Lourdes Constantino Local

. Casa de Cultura Tim Lopes (Bosque dos Eucaliptos) - Vivência em Modelagem em Argila
14h às 16h | Vivência em Modelagem em Argila, com a figureira Mirna Tominaga

Sábado (23) - Projeto Arte no Ponto – Especial Figureiras

. Praça Miguel Venâncio - Jardim Uirá
Das 11h às 16h | Brincadeiras Populares, com o brincante Fábio Camargo e Confecção de "vaquinhas-bumbá”, feitas com argila e tecido pelas artistas Mirna Tominaga e Rosemary Rosa

Domingo (24) - Feira Cult com foco na Cultura Popular Moçambique

. Feira do Parque Novo Horizonte (Casa de Cultura Eugênia da Silva)
Das 10h às 13h | Apresentações artísticas na feira

Segunda-Feira (25) – Vivência em Modelagem em Argila e Roda de Conversa com as figureiras do Coletivo Santo de Casa

. Casa de Cultura Chico Triste (Vila Tesouro)
Das 14h às 16h| Vivência de Modelagem em Argila e Roda de Conversa com as figureiras Fátima Santos, Francisca Santos e Luciana Melo, com mediação de Rosa Ester. Na ocasião, haverá a exibição do vídeo "Figureiros da Cidade”

Terça-Feira (26) - Vivência em Modelagem em Argila

. Casa de Cultura Flávio Craveiro (Dom Pedro 1º)
Das 9h às 11h | Vivência em Modelagem em Argila, com a figureira Mirna Tominaga.

Quarta-Feira (28) - Vivência em Modelagem em Argila

. Casa de Cultura Lili Figureira
Das 9h às 11h | Vivência em Modelagem em Argila com a figureira, Mirna Tominaga e Exposição "Crianças Figureiras", aprendizes da oficina de modelagem em argila, sob orientação de Mirna Tominaga

Quinta-Feira (29) - Vivência em Modelagem em Argila